Por que a lua Pan (ou ) de Saturno parece tão estranha? Imagens tiradas na semana passada pela nave espacial robótica Cassini revelaram a lua em detalhes sem precedentes.

As imagens surpreendentes mostraram uma lua cuja aparência é de uma noz com uma laje atravessando-a ao meio. Outras características visíveis em Pan incluem um terreno ondulado, cumes longos, e algumas crateras. Com 30 quilômetros de diâmetro, Pan orbita dentro dos 300 quilômetros de largura da Divisão Enke (Enke Gap¹) do anel A de Saturno, uma lacuna conhecida desde o final dos anos 1800.

No próximo mês, Cassini será direcionada rumo a lua maciça de Saturno, Titã, para que ela possa ser puxada para uma série final de órbitas que a levará para dentro dos anéis e, por fim, um mergulho na atmosfera do planeta.

Referências:

1 – Os anéis de Saturno são uma série de anéis formados por particular de poeira e gelo que estão em órbita em torno deste planeta. Esses anéis não formam uma estrutura contínua, apresentando separações entre eles.
Uma das maiores separações que vemos nos anéis de Saturno é a chamada divisão de Encke. Observatório Nacional

fonte: Astronomy Picture of the Day - NASA

About The Author

Co-fundador e Admimistrador

Nascido em Ibotirama-Bahia, é o namorado da Bianca, curte automóveis, tecnologia e está sempre em busca de um bom livro para ler.

Related Posts