Ciência

NASA publica vídeo com imagens do planeta Mercúrio

Como seria voar sobre o planeta Mercúrio? As imagens e dados enviados pela nave espacial robótica MESSENGER, da NASA, que orbitou Mercúrio de 2011 a 2015 foram combinados digitalmente para simular um voo virtual que destaca grande parte da superfície do planeta quente.

Em geral, o mundo mais próximo do Sol se assemelha à Lua da Terra, pois é coberto por um terreno cinza fortemente marcado por crateras. MESSENGER descobriu muito sobre o Mercúrio, incluindo dados sobre as sombras perto de seus pólos, local que provavelmente abriga água gelada. O vídeo em destaque começa mostrando o lado de Mercúrio voltado para o sol e se encerra com a espaçonave virtual recuando para a noite de Mercúrio. Vale lembrar que Mercúrio gira lentamente, de modo que completa apenas três rotações a cada duas viagens ao redor do Sol.

Em 2018, a Europa e o Japão planejam lançar o BepiColombo para mapear melhor a superfície de Mercúrio e sondar seu campo magnético.

fonte: Astronomy Picture of the Day – NASA
imagem: NASAJHUAPLCIW; Roman TkachenkoOpen Sea Morning by Puddle of Infinity

Adriano Pereira

Nascido em Ibotirama-Bahia, é o namorado da Bianca, curte automóveis, tecnologia e está sempre em busca de um bom livro para ler.