Imagem Astronômica do Dia

Saturno em Oposição (17 de Junho de 2017)

Saturno chegou a sua oposição em 16 de junho de 2017. Isso significa que o planeta se encontra em uma posição contrária a do Sol no céu da Terra. Nesse período, Saturno aparecerá a noite toda na sua forma mais brilhante do ano, quando visto daqui.

Esta imagem notavelmente nítida do planeta anelado foi tomada no dia 11 de junho, com um telescópio de 1 metro do observatório Pic du Midi. O norte está no topo com a tempestade gigante e o hexágono curioso claramente visto graças à luz solar. Mas o espetacular sistema de anéis de Saturno também é mostrado com detalhes impressionantes. A estreita divisão de Encke está visível em torno de todo o anel A exterior, pequenos rastros podem ser vistos dentro do anel C interno, mais fraco, e o hemisfério sul de Saturno pode ser vislumbrado através da divisão Cassini, mais larga. Perto da oposição, os anéis de Saturno também aparecem excepcionalmente brilhantes, fenômeno conhecido como Seeliger Effect (Efeito de Oposição). Diretamente iluminados a partir da perspectiva da Terra, as partículas geladas dos anéis refletem uma forte luz criando o aumento dramático de brilho.

Ainda assim, as melhores imagens do planeta anelado são atualmente da nave espacial Cassini em órbita de Saturno. O mergulho perto da órbita, Grand Finale, da Cassini está em andamento.

fonte: Astronomy Picture of the Day - NASA

Adriano Pereira

Nascido em Ibotirama-Bahia, é o namorado da Bianca, curte automóveis, tecnologia e está sempre em busca de um bom livro para ler.

Postagens Relacionadas