Imagem Astronômica do Dia

M16 e a Nebulosa Águia (15 de Outubro de 2015)

Um aglomerado de estrelas em torno de 2 milhões de anos de idade cercadas por nuvens natais de poeira e gás brilhante, M16 também é conhecido como A Nebulosa da Águia.

Esta imagem lindamente detalhada da região inclui esculturas cósmicas que ficaram famosas nos close-ups do Telescópio Espacial Hubble do complexo de formação de estrelas. Descrito como troncos do elefante ou Pilares da Criação, densas colunas de poeira subindo perto do centro possuem anos-luz de comprimento, mas são gravitacionalmente contraídas para formar estrelas. A radiação energética das estrelas do conjunto corrói o material perto das pontas, expondo as novas estrelas incorporadas.

Estendendo-se desde o cume de emissão brilhante à esquerda do centro está outra coluna de formação de estrelas empoeirada conhecida como a Fada da Nebulosa da Águia. M16 e da Nebulosa da Águia estão cerca de 7.000 anos-luz de distância, um alvo fácil para binóculos ou pequenos telescópios em uma parte rica nebulosa do céu na direção da constelação dividida Serpens Cauda (a cauda da serpente).

Caroline Medeiros

Capixaba que mora em Goiania, curte quadrinhos, cinema, livros e qualquer conteúdo que faça emocionar. Tenta fazer design e desenhar de vez em quando. Tudo isso sem deixar cair o fone de ouvido.

Postagens Relacionadas

Veja também

Close