Imagem Astronômica do Dia

IC 1396: Nebulosa de Emissão em Cepheus (20 de Julho de 2017)

A impressionante nebulosa de emissão IC 1396 mistura ar quente cósmico e nuvens de poeira escura na grande e distante constelação de Cepheus.

Energizada por uma brilhante estrela central, esta região formadora de estrelas se espalha por centenas de anos-luz, cobrindo mais de três graus no céu, à distância de 3.000 anos-luz do planeta Terra. Entre as formas escuras intrigantes dentro de IC 1396, a sinuosa Nebulosa Tromba do Elefante fica logo abaixo do centro. As estrelas ainda estão se formando dentro das formas escuras por colapso gravitacional. Contudo, à medida que as nuvens mais densas são destruídas pelos poderosos ventos e radiações estelares, qualquer estrela formada será, em última instância, um corte no reservatório estelar.

A magnífica vista colorida é uma composição de dados da imagem com filtros de banda estreita¹, mapeando a emissão de oxigênio, hidrogênio e enxofre em tons azuis, verdes e vermelhos.

Legenda:

“Numa captura de imagens em banda-estreita, três filtros (Vermelho, Verde e Azul – mais conhecidos como RGB), são usados para separar as cores primárias do espectro da luz visual. Os filtros RGB foram desenvolvidos para conseguir aproximar de cores sensíveis ao olho humano, então aquilo que resulta na imagem são cores reais.” Tellescópio

imagem: César Blanco González
fonte: Astronomy Picture of the Day – NASA

Adriano Pereira

Nascido em Ibotirama-Bahia, é o namorado da Bianca, curte automóveis, tecnologia e está sempre em busca de um bom livro para ler.

Postagens Relacionadas

Veja também

Close