Imagem Astronômica do Dia

Fobos: lua sobre Marte (21 de Julho de 2017)

Uma lua minúscula com um nome assustador, Fobos, surge de trás do Planeta Vermelho nesta sequência timelapse do Telescópio Espacial Hubble orbitando pela Terra.

Ao longo de 22 minutos, 13 exposições separadas foram capturadas. As imagens foram registradas no período em que Marte e Terra estão mais próximos no espaço. Caso haja algum marciano no planeta, eles têm que olhar o oeste para assistir Fobos subir, no entanto (olhamos para o leste na Terra). Esta pequena lua está mais próxima do planeta pai do que qualquer outra lua no Sistema Solar; cerca de 6.000 quilômetros acima da superfície marciana (a título de comparação, a nossa Lua está a 400.000 quilômetros da superfície terrestre). Fobos completa uma órbita em apenas 7 horas e 39 minutos. Isso é mais rápido do que uma rotação de Marte, que corresponde a cerca de 24 horas e 40 minutos. Então, em Marte, Fobos pode ser vista subindo no horizonte ocidental 3 vezes ao dia.

Mesmo assim, Phobos está condenada. As forças gravitacionais de maré estão puxando o objeto para baixo a uma velocidade de 2 metros a cada 100 anos. Isso significa que dentro de 30 a 50 milhões de anos, ela deve se tornar um anel de escombros ao redor de Marte.

imagem: NASA, ESA, zolt levay (stsci); J. Bell (asu) e m. Wolff (ssi)
fonte: Astronomy Picture of the Day – NASA

Adriano Pereira

Nascido em Ibotirama-Bahia, é o namorado da Bianca, curte automóveis, tecnologia e está sempre em busca de um bom livro para ler.

Postagens Relacionadas