Imagem Astronômica do Dia

Eta Carinae, a Estrela Condenada (27 de Dezembro de 2015)

Eta Carinae pode estar prestes a explodir. Mas ninguém sabe quando – pode ser no próximo ano, pode ser daqui a um milhão de anos.

A massa de Eta Carinae – cerca de 100 vezes maior que a do nosso Sol – a torna uma excelente candidata para desenvolver uma supernova. Os registros históricos mostram que cerca de 150 anos atrás Eta Carinae sofreu uma explosão incomum que fez dela uma das estrelas mais brilhantes no céu do sul. Eta Carinae, na Nebulosa do buraco da fechadura, acredita-se ser é a única estrela que emite LASER como luz natural. Esta postagem mostra uma imagem, tirada em 1996, que trouxe novos detalhes sobre a nebulosa incomum que rodeia esta estrela errante. Agora são claramente visíveis dois lóbulos distintos, uma região central quente, e estrias radiais estranhas.

Os lóbulos são preenchidos com pistas de gás e poeira que absorvem a luz azul e ultravioleta emitida perto do centro. As estrias permanecem inexplicadas.

Adriano Pereira

Nascido em Ibotirama-Bahia, é o namorado da Bianca, curte automóveis, tecnologia e está sempre em busca de um bom livro para ler.

Postagens Relacionadas

Veja também

Close