Imagem Astronômica do Dia

Um Eclipse Solar Híbrido sobre o Quênia (24 de Julho de 2017)

Perseguir os eclipses solares pode fazer com que você vá aos lugares mais interessantes e conheça as pessoas mais interessantes. Quase!

Por exemplo, perseguir este eclipse levou este fotógrafo para o Quênia em 2013. Seu contato, um membro do povo Maasai, iria pegá-lo no aeroporto, mostrar-lhe parte do sul do Quênia, e até mesmo concordou em posar utilizando um traje de guerreiro tradicional numa colina com o eclipse esperançosamente espetacular, bem longe, ao fundo. Infelizmente, esta pessoa de contato morreu inesperadamente uma semana antes da chegada do fotógrafo, e assim nunca chegou a participar da sessão de fotos, nem sabia que a imagem resultante ganharia um prêmio internacional de astrofotografia.

Retratado em 2013, no Quênia, a Lua cobriu grande parte do Sol durante um eclipse híbrido, um tipo de eclipse solar raro que aparece como total de alguns locais da Terra, mas anular em outros. Durante a parte anular do eclipse, a Lua estava muito longe da Terra para bloquear todo o Sol.

No mês que vem, um eclipse solar total irá atravessar os EUA.

imagem: Eugen Kamenew
fonte: Astronomy Picture of the Day – NASA

Adriano Pereira

Nascido em Ibotirama-Bahia, é o namorado da Bianca, curte automóveis, tecnologia e está sempre em busca de um bom livro para ler.

Postagens Relacionadas