Imagem Astronômica do Dia

Colina Ireson em Marte (19 de Julho de 2017)

Qual seria a origem desta colina incomum em Marte? Este questionamento tornou-se um tópico de pesquisa. Sua forma e estrutura de dois tons a torna uma das colinas mais incomuns que o Rover Robótico Curiosity já passou por perto.

Chamado de Ireson Hill (Colina Ireson, em tradução livre), o montículo possui cerca de 5 metros de altura e abrange cerca de 15 metros de diâmetro. Ele está localizado no campo onde ficam as Dunas Bagnold, no sopé das encostas noroeste do Monte Sharp, na Cratera Gale, em Marte. O panorama em destaque é resultado da combinação de 41 imagens, e foi comprimido horizontalmente para incluir toda a colina. As imagens foram registradas em 2 de Fevereiro e a combinação delas foi disponibilizada na semana passada.

Como Marte está se movendo para trás do Sol – quando visto da Terra – a NASA em breve deixará de enviar comandos para seus orbitadores e rovers marcianos. A comunicação deve ser retomada no dia 1º de agosto.

imagem: NASA, JPL-Caltech, MSSS
fonte: Astronomy Picture of the Day – NASA

Adriano Pereira

Nascido em Ibotirama-Bahia, é o namorado da Bianca, curte automóveis, tecnologia e está sempre em busca de um bom livro para ler.

Postagens Relacionadas

Veja também

Close