Imagem Astronômica do Dia

Apollo 11: Pegando um solzinho (22 de Julho de 2017)

Brilhantes reflexos da luz solar e longas sombras escuras marcam essa imagem da superfície lunar. Levado pela Apollo 11, Neil Armstrong foi o primeiro astronauta a caminhar na Lua, em 20 de julho de 1969.

Na foto aparece o módulo lunar da missão, o Eagle, e o piloto, Buzz Aldrin, que desenrola uma longa folha, também conhecida como Experiência de Composição do Vento Solar. O objetivo era medir e provar o vento solar fora da magnetosfera terrestre. Foram as primeiras medidas isotópicas definitivas do material solar.

O experimento consistiu em uma folha de alumínio ultra-puro e placas de metal de platina erguidas na superfície da lua com um pólo telescópico. A folha deveria ser exposta ao Sol para medir os tipos de íons e as energias do vento solar na superfície lunar. O tempo de exposição foi de 77 minutos na missão Apollo 11. Após a exposição, a folha foi separada do poste telescópico, colocada em um saco de Teflon, e trazida de volta à Terra para análise. O experimento foi bem sucedido e forneceu informações precisas sobre a presença de Hélio, Neônio e Argônio na composição do vento solar.

Além do “coletor de vento solar”, rochas da lua e amostras de solo lunar também foram trazidos para análise em laboratórios terrestres.

imagem: Apollo 11, NASA
fonte: Astronomy Picture of the Day – NASA; Wikipédia

Adriano Pereira

Nascido em Ibotirama-Bahia, é o namorado da Bianca, curte automóveis, tecnologia e está sempre em busca de um bom livro para ler.

Postagens Relacionadas